Menu

"Dookie", do Green Day, completa 20 anos; conheça as curiosidades sobre o disco


A Capa - Feita pelo ilustrador Richie Bucher, a capa de "Dookie" mostra uma cidade sendo alvo de bombas de cocô lançadas por um cachorro pilotando um avião. Feito com traços simples, o desenho traz diversas referências à cultura pop, como a bruxa da capa do primeiro disco do Black Sabbath, uma versão gorda e "Las Vegas" de Elvis Presley e uma espécie de Angus Young, do AC/DC, com sua guitarra no topo de um prédio.

Excrementos líquidos - O disco era para ter sido lançado com o nome de "Liquid Dookie" (fezes líquidas), uma piada com os infames episódios de diarreia que acometiam os integrantes durante as turnês. A banda, no entanto, chegou ao consenso de que a alcunha era nojenta demais. A solução encontrada foi manter apenas "Dookie", também uma gíria para bomba nuclear. Anos depois, "Liquid Dookie" acabaria batizando uma banda punk brasileira.

Clipe colorido artificialmente - Filmado em um hospital psiquiátrico abandonado em Santa Clara, na Califórnia, o videoclipe de "Basket Case" foi originalmente gravado em preto e branco, para ser colorido posteriomente por meio da computação gráfica. A opção estética conferiu cores fortes e surreais à banda e à locação. A ideia do diretor Mark Kohr era fazer alusões ao filme "Um Estranho no Ninho", estrelado por Jack Nicholson.

A era pop punk - O terceiro disco do Green Day assinala uma mudança de sonoridade. Antes mais cru e direto, o grupo acrescentou melodia e arranjos um pouco mais trabalhados. Com isso, o mundo conheceu um novo tipo de punk, mais acessível, com o rótulo de "pop punk". A explosão do estilo, não exatamente novo (vide bandas como Unfun e My Brain Hurts), foi fundamental para a existência de Blink-182's, New Found Glory, Simple Plan, entre vários outros.

Viagem para a Disney? - Com o sucesso do segundo trabalho, o independente "Kerplunk", o Green Day se viu pela primeira vez assediado por grandes gravadoras. Antes de entrar em estúdio para gravar "Dookie", os integrantes fizeram várias reuniões com executivos das "majors", que tentavam seduzi-los com jantares e propostas atrativas. Um deles chegou a convidar o Green Day para passar um dia na Disney. No fim, optaram pela Reprise, do produtor Rob Cavallo, que havia impressionado o grupo com seu trabalho na banda The Muffs.

Traidores do movimento - A decisão de deixar o selo Lookout!, em 1993, revoltou os antigos fãs da banda californiana, acusada de "trair o movimento". O alvoroço foi tanto que o 924 Gilman Street, casa de shows em Berkeley mantida por devotos do punk rock, resolveu banir o grupo, que só poderia se apresentar por lá caso voltasse a militar na cena independente.

Reis das listas - Desde que foi lançado, em 1994, "Dookie" é figura fácil em listas de melhores discos. Está presente em pelo menos uma dezena delas, feitas pelas principais publicações de música do mundo. Somente na revista "Rolling Stone" figura em três rankings: no dos 500 melhores discos de todos os tempos, no dos melhores de 1994 e na lista dos anos 1990. Na brasileira "Bizz" (na época "Showbizz"), foi eleito pelos leitores como o sétimo melhor álbum da década.

"Time of Your Life" - Composta por Billie Joe Armstrong em 1990, a faixa "Good Riddance (Time of Your Life)" foi apresentada aos demais integrantes durante as gravações de "Dookie". Mike Dirnt, Tré Cool e o produtor Rob Cavallo gostaram do que ouviram, mas tiveram dúvidas sobre o resultado final. Acústica, destoaria muito do restante do álbum. A faixa acabou entrando apenas em "Nimrod" (1997), com arranjo de cordas, e serviu de trilha para um episódio da última temporada da série "Seinfeld".

Sucesso na Oceania - Apesar do êxito comercial e de crítica, com mais de 16 milhões de cópias vendidas e um Grammy recebido, "Dookie" não foi capaz de chegar ao primeiro lugar da parada de discos da revista "Billboard". Teve que se contentar com o segundo posto, atrás da coletânea "The Hits", de Garth Brooks. No Reino Unido, alcançou apenas um modesto 13° lugar. Em compensação, na Austrália, Nova Zelândia e Canadá o disco reinou absoluto.

Coleção de hits - Já em matéria de singles, os americanos invertem o cenário: foram os únicos a levar ao topo as músicas do disco. Três dos cinco compactos: "Logview", "Basket Case" e "When I Come Around" --hit mor do álbum e da banda. O Green Day só voltaria a liderar com mais de uma faixa a parada alternativa da "Billboard" dez anos depois, com o disco "American Idiot".


0 comentários:

Postar um comentário