Menu

Franz Ferdinand lança música em alemão e 7 curiosidades sobre “Right Thoughts, Right Words, Right Action”

Por Tony Aiex
em TMDQA









O Franz Ferdinand irá lançar um novo single retirado de seu último álbum, Right Thoughts, Right Words, Right Action, e o lado B de “Fresh Strawberries” será uma música em alemão chamada “Erdbeer Mund”.

Você pode ouvir logo abaixo.


7 curiosidades sobre “Right Thoughts, Right Words, Right Action”

Em 2013 o Franz Ferdinand lançou seu quarto disco de estúdio, Right Thoughts, Right Words, Right Action, e trouxe novamente uma série de grandes sons dançantes e uma baita trilha sonora para os ótimos shows do grupo.

O disco entrou para a nossa lista de melhores do ano e logo abaixo você pode conferir uma série de curiosidades a respeito dele como os diferentes estúdios onde foi gravado, seus produtores convidados, influência grega e mais.

Divirta-se!

1 - Estúdios
 
O mais recente disco do Franz Ferdinand foi gravado em dois estúdios diferentes.
Um deles foi o do próprio vocalista Alex Kapranos, que fica na Escócia, e o outro pertence ao guitarrista da banda, Nick McCarthy, se chama Sausage Studios e fica em Londres.

2 - A letra da música 'Right Action' 

A letra da música “Right Action” tem uma história bastante curiosa por trás.
De acordo com Alex Kapranos, ela surgiu quando ele foi a um dos famosos “mercados de pulga” de Londres em Brick Lane e ele chegou a uma barraca que estava vendendo itens de uma pessoa que havia falecido.
Alguns dos itens eram cartões postais que estavam todos em branco exceto por um deles que dizia a frase “Come home, practically all is nearly forgiven”, ou algo como “Volte para casa, praticamente tudo está quase perdoado.”
Kapranos falou a respeito:
Eu adorei. Era tão evocativo. Você pensa, “Quem são essas pessoas? Quem está sendo perdoado? Se fosse eu, iria desejar voltar para casa?” Porque realmente soa acolhedor de primeira, mas aí você pensa bem e praticamente tudo? Está quase perdoado?
A frase acabou entrando para a canção.

3 - Influência Grega

Outra música do disco que foi explicada por Kapranos é “Evil Eye”, que tem forte influência de onde sua família veio.
Meu pai é grego, e eu ia bastante para a Grécia quando era criança. Lá, minha avó era obcecada com o “olho grego” e as pessoas colocando o “olho grego em você” e diferentes maneiras de desviar o “olho grego” de você. Ela também gostava de prever o futuro através das borras de café. Eu via, com um pouco de imaginação, montanhas e rios, mas ela via destruição e calamidade. Acho que essas superstições ficaram comigo pela vida toda.
Quanto estávamos compondo para o disco, eu ia para o estúdio de Nick em Londres e havia um café na esquina. Um dia eu estava lá e pensei, “Talvez eu tenha o olho grego. Talvez eu possa prever o futuro.” Eu fechava meus olhos e pensava, “Qual será a cor do próximo carro? Será vermelho” E eu abria os olhos e passava um carro vermelho, e aí eu pensava, “Sim! Vermelho! Seu trouxa!” E foi assim que a música surgiu. 

4 - Produção

O disco contou com uma série de diferentes produtores e alguns deles são bem conhecidos do indie/alternativo.
Joe Goddard e Alexis Taylor tocam no Hot Chip, Prince House Rabbit é o próprio Alex Kapranos utilizando um outro nome, Björn Yttling está no Peter Bjorn And John e Todd Terje é um DJ e produtor norueguês.

5 - Edição em LP especial

































Além de sair em CD, digital e Vinil convencional, Right Thoughts, Right Words, Right Action também foi lançado em uma versão especialíssima que contou com disco de vinil duplo e caixa numerada à mão.
No disco extra está Right Notes, Right Words, Wrong Order, um registro ao vivo da banda gravado em Londres.
Ainda houve uma edição limitada a 500 cópias chamada Passport Edition que trouxe o disco em todas as versões físicas do álbum, os singles em discos de 7 e 12 polegadas e acesso a arquivos digitais de altíssima qualidade.

6 - Japão

O posto mais alto alcançado pelo principal single do álbum, “Right Action”, foi alcançado no Japão, quando a banda ficou na posição de número 22 nas paradas.
Nos Estados Unidos eles atingiram o número 28 e no Reino Unido, 39.

7 - Clipe de 'Evil Eye'

“Evil Eye” transformou-se em single do álbum e ganhou um clipe para a sua divulgação.
Quem ficou com a direção do trabalho foi Diane Martel, também responsável pelo vídeo do mega hit “Do You Want To”, do Franz Ferdinand e outros como “Blurred Lines” de Robert Thicke e “Just Give Me A Reason” da cantora P!nk com Nate Ruess (fun.)

0 comentários:

Postar um comentário