Menu

Pode ser o fim do TBN > 'Ecad: a nova dor de cabeça dos blogueiros'

Quem não sabia da existência do Ecad até o momento, acabou sabendo hoje, a força - principalmente se for um blogueiro. Se você ainda está boiando no assunto, leia o post abaixo e fique por dentro da situação:

COMO TUDO COMEÇOU?

Para quem ainda não sabe, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição faz o serviço de arrecadar uma grana de direitos autorais e distribuir para os responsáveis pela música (como compositor, intérprete, músico, produtor ou gravadora). Geralmente, quem paga essa taxa são rádios, bares, promotores de eventos e por aí ai. Mas agora, responsáveis por blogs também terão que pagar essa taxa mensal por uplodear vídeos em seu site.

O assunto se espalhou quando foi divulgado que o Caligraffiti, um blog sobre design, foi taxado em R$ 352,59 por postar videos do Youtube e Vimeo. Segundo o post que Uno de Oliveira, um dos respnsáveis pelo site, publicou na última sexta, o blog é bancado pelos próprios blogueiros, e não existe um fluxo de caixa. Sendo assim, é impossível bancar uma taxa dessas.


NA INTERNET

Agora o assunto está bombando no Twitter, e está nos Trending Topics mundiais. Mas entre tantos tweets engraçadinhos sobre o tema, nós te perguntamos: Será que essa cobrança é certa?

Sabemos que sites como Google, Facebook e Youtube pagam taxas mensais ao Ecad, por ter algum tipo de música sendo compartilhada neles. Mas por que taxar os blogs, já que eles estão compartilhando uma informação postada em outro lugar?


A cada segundo, vários tweets sobre o Ecad aparecem, e já foi criado o tumblr Porra Ecad! Mas agora conta pra gente, qual sua opinião sobre o assunto?


2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Brasil de leis furadas, escrotas, insanas e repudiáveis! A gente sabe que não adianta muito toda essa revolta não da pra reagir de outra forma.

Postar um comentário