Menu

Até onde a mídia pode manipular os artistas?

Por Caio Delgado

Antes de começar o assunto de hoje gostaria de contar um acontecimento.


Aconteceu um lance muito chato com a banda Project46 e o jogador do Corinthians Steamrollers Paulo César Santos.

Em um jogo o jogador fez 3 Touchdowns o que segundo a Rede Globo é equivalente a 3 Gols (18 pontos) , como sempre acontece no Globo Esporte, com 3 gols você pode pedir uma música, e Paulo César pediu a Música “Se quiser” do Project46. Até aí tudo bem, o que aconteceu é que a Globo editou a entrevista e cortou o momento em que o jogador disse o nome da banda “Project46″ e ao invés de “Project46″ o que tocou foi “Tânia Mara”. Uma grande falta de respeito com o Jogador Paulo César.

Paulo César disse   em seu facebook que estava chateado pois havia pronunciado “alto e em bom tom” a frase:  ” Vou escolher uma música de uma banda brasileira que me inspirou muito, chamada Project 46, e o nome da música é “Se quiser”


A Globo faz uma entrevista com um esporte relativamente Underground e espera que a música pedida não seja uma do meio underground?

Música que deveria ter ido ao ar:


Isso tudo seria preconceito contra o som independente? preconceito contra o metal nacional? preconceito em colocar uma música relativamente  ”pesada” em um “horário nobre” da rede Globo?
O que realmente é eu não sei, e provavelmente nunca saberei. A unica coisa que eu acho é que a Globo deveria no mínimo colocar uma matéria ao ar pedindo desculpas ao Paulo César por esta falta de respeito e mostrar qual era a música real da Project46 que deveria ter ido ao ar.

Até onde a mídia pode manipular os artistas?

Não digo somente pelo lado musical, mas infelizmente existem muitas emissoras e programas que fazem um jornalismo dizendo ser profissional e mostram que na verdade são grandes amadores.  Hoje ainda temos meios como a internet onde podemos nos expressar e as vezes até ver o “outro lado a história” , e graças a essa internet hoje temos acesso a um vasto conteúdo artístico, é graças a este meio que vemos coisas que com certeza nunca teríamos acesso caso ele não existisse, coisas incríveis.
O Underground tem crescido bastante ultimamente, vemos bastantes artistas de rua aparecendo graças a internet, como por exemplo as famosas pinturas em Terceira dimensão de Edgar Mueller, Kurt Wenner, Manfred Stader, Julian Beever, dentre vários outros que estão praticando tal ato, esta por sua vez, uma arte que até veio a aparecer na televisão, com certeza graças a liberdade de expressão da internet.

Hoje em dia é possível se “viver” no Underground, portanto a única coisa que tenho a dizer é:
Não se rendam ao poder da televisão, façam a arte que quiserem e porque sentem prazer em faze-la, a internet está aí para nos ajudar. Unidos somos mais fortes.
É isso ai galera, vamos fazer a cena crescer cada vez mais!

Mais uma nota:
Os fãs da banda Project46 estão  se unindo no twitter para promover a hashtag  #vergonhagloboesporte a fim de que talvez a globo reconheça o erro e mostre o mínimo de bom senso para retificar tal erro, quem quiser pode ajudar a divulgar a hashtag.
 

0 comentários:

Postar um comentário