Menu

Não esqueça de quem te ajuda.

Hoje o post não vem falar de nenhuma banda nova, nenhum som novo. O post é voltado pro pessoal das bandas, é um lembrete, uma dica.
É aquela velha história, você tem um banda, tem amigos, tem fãs, e todos eles querem te dar aquela força, fazer a banda bombar, promover, divulgar. Algumas dessas pessoas realmente se envolvem nesse trabalho, procuram os meios, encabeçam novos projetos, não medem esforços. E são reconhecidos?
Tomem cuidado. Se esse pessoal se posiciona do lado de vocês, se esse pessoal está disposto a ajudar, eles não esperam recompensa material, não esperam promoção, eles só querem manter a amizade, só precisam que o carinho de vocês seja real. Sabemos o quão difícil é dar esse carinho pra todo mundo, que talvez sejam muitos fãs ou amigos, mas será que essas pessoas não valem um esforço?
Quantos desses fãs dispostos não viraram grandes amigos? Quantos dos amigos não acabaram virando seus fãs? Carinho, amizade, reciprocidade.
É sempre bom ir surgindo gente nova, e quanto mais gente trabalhando melhor, mais longe é o alcance da divulgação, mas e as pessoas de fé, que sempre estiveram ali? Mesmo que na sua, sem exigir, no silêncio, trabalharam duro pra que a tua banda desse certo, buscaram mostrar pra todo mundo o que vocês tinham de especial, qual o diferencial. Não magoem essas pessoas, esforcem-se. De que vale arrebatar multidões, ter shows carregados de gente, se no começo, lá na base, as pessoas que estavam lá sairam magoadas, e naquela hora você se preocupou apenas com você mesmo.
Aquele pessoal virou noites trabalhando por um sonho que era seu, pegou pra eles uma luta que era sua, e foi de cabeça. Mas e se alguma coisa aconteceu, alguém desse pessoal foi magoado, seja por um mal entendido, por um erro, o que você fez? Quando você esquece valores pra crescer, o teu crescimento não foi justo, a luta não foi tua. Se essa pessoa foi lá, e disse estar decepcionada com você, ou com a sua banda, se o episódio foi mais generalizado, o que foi feito? Se ao invés de preocupar-se com o que aconteceu, em resolver isso você se preocupou apenas com a imagem da sua banda, que essa pessoa poderia 'sujar', lembre-se: essa pessoa estava lá quando a tua banda começou, quando pouca gente acreditava e se dispôs a enfrentar. Se mesmo assim tu ainda está apenas preocupado com a imagem da sua banda, não importando o que aconteceu, reveja seus valores.
O que é um artista sem seu público?

Desabafo? Talvez.
Mas, certamente, muita gente também queria dizer isso.


PS: Isso não rolou com NENHUMA das bandas publicadas aqui no blog.

3 comentários:

Andre disse...

É né, a falta de humildade de alguns é foda. Mas os fãs também sabem reconhecer os bons ídolos, quem esnoba não dura muito, principalmente no cenário independente.

Unknown disse...

Bem tri o texto

Abraçãoo

@Saymond

ZaranzaCast! disse...

Oi Lu, (viu como li mesmo seu blog rsss)
Concordo com tudo que esta descrito, mas gostaria de adicionar um detalhe. A amizade de quem cresce junto com a banda realmente deve ser incontestável, sempre falo para as bandas iniciantes uma coisa... a banda nào é feita apenas por músicos e sim por uma equipe, ser independente não é ser amador. Isso inclue, roadies, tec de som, merchand... e ai que agente reconhece realmente os amigos que acreditam no trabalho. Quando uma banda sobe no palco ela nao deve se preocupar com o som, com uma caixa que falhar ou se quer com uma palheta que cair... os amigos nao estão só para cantar as músicas na platéia ou comemorar depois, mas quantos dos amigos realmente se dispõe a carregar um ampli, a montar uma batera? Então bandas.. quando vcs estiverem juntando integrantes, não pensem só em quem vai tocar um instrumento ou outro, mas sim tambem quem vai ser da equipe. Se alguém acha que é trabalhar de graça, então nao sabe mesmo o valor da banda, ou realmente ela nao tem rsss, mas quando isso acontece de forma organizada onde todos crescem, o sucesso vem mais forte, porque aos olhos do mercado, banda não é so feita por músicos. Outra dica: não confunda a confiança nos amigos com a credibilidade de quem trabalha junto. Entenderam?
Um grande beijo e sucesso a todos!

Postar um comentário