por Luciana Medeiros
Em dezoito minutos e meio os meninos da Atemiz deram o seu recado. O EP 'Tudo Que Quero Contra Aquilo Que Preciso' foi produzido, gravado e lançado em cerca de dois meses, entre fevereiro e abril de 2014, conta com cinco faixas acústicas e duas participações especiais. Numa linha de vocal bem limpa e simples as faixas são amarradas de forma cativante e a clareza dos arranjos te faz ouvir e decifrar cada instrumento, o que muitas bandas não conseguem nem com muitos meses fechadas trabalhando em um projeto. Em cima disso podemos notar que o nível de comprometimento e dedicação de cada um dos integrantes com as músicas é alto, e que podemos aguardar muitas surpresas boas no futuro (espero que próximo) da Atemiz. Guto Gaelzer, Guilherme Wildner, Guilherme Ayres e Rick Bueno são as quatro cabeças da banda, e vão te fazer ativar o 'repeat' sem sombra de dúvidas.
O fato de não haver uma 'faixa-título' me agrada muito, pois o trabalho não fica espremido em alguns poucos minutos de uma só música. Porém, acho que o título do EP foi escolhido a dedo e não poderia ser melhor, afinal, quem nunca se viu na enrascada entre o que quer e o que precisa? A identificação é instantânea com qualquer tipo de ouvinte, e daí pra frente só vai.
Numa análise faixa a faixa pode-se dizer que o passeio entre os estilos foi bem feito, há aquela velha e boa balada, o hit, aquela que tu já sai cantado, a que puxa a galera no show e o som mais singular. As participações especiais cairam como uma luva, estão nos lugares certos, arrisco dizer que tais versos foram feitos pra serem cantados por Emy Tonetto e Z.
'A Cada Amanhecer' abre o EP numa vibe bem bacana, tem pegada e leveza ao mesmo tempo, além de uma letra bem feita e um revezamento de vocais super agradável e inteligente.
'Erros Repetidos', que delícia de faixa! Um ar mais alegre nos invade de cara e permeia todos os instantes da música, e pra descrever a participação da Emy nada melhor que 'a cereja do bolo'. A voz da bela mocinha nos coloca torcendo pro casal feliz do filme.
'Sobre Nós' é um dos melhores instrumentais, tem linhas bem definidas e bem completas. O vocal do nosso querido Z foi colocada com maestria nessa faixa e tudo está super bem feito.
'Vênus' é a minha queridinha e confesso que já estou cantarolando ela por aí. A letra é super envolvente e delicada, já consigo ver a galera pegando com tudo o refrão no momento mais 'fofo' do show. Embalará muito amores por aí a fora...
'Rascunho' fecha o EP representando bem, nada de ser aquela faixa menos interessante, 'deixada pro final'. Tem um desenho bonito, é bem escrita e tem os vocais bem marcados e gostosos de ouvir.
Ao final, depois de ter ouvido todas as músicas inúmeras vezes percebi que cada hora tenho uma preferida e que a identificação do público com as faixas vai ser grande e bem diversa, arrisco dizer que não haverá uma unanimidade. O que certamente será opinião unânime é de que tá tudo muito bem feito! É gostoso de ouvir Atemiz, é perceptível a qualidade, o carinho e o envolvimento dos meninos. Tá tudo muito redondinho, fechado, bem executado e bem produzido, vale o play, vale o tempo, vale ouvir. Parabéns a cada um dos integrantes, as participações, a produção, a todo mundo que trabalhou nesse EP e nos deu cinco brilhantes faixas.
Se tudo que vocês querem é música boa, tudo que vocês precisam e correr e colocar Atemiz pra tocar!